O SAPO estreia hoje o SAPOD, o podcast em que as notícias que marcam a semana são discutidas, numa conversa descontraída, entre personalidades geradas por Inteligência Artificial (IA). O programa semanal, lançado sempre à sexta-feira, combina a curadoria jornalística do SAPO com a ambição de testar e desbloquear novas possibilidades no panorama mediático nacional com recurso a tecnologias que, até há pouco tempo, pareciam só estar ao alcance da imaginação.
O "SAPOD — o podcast que salta direto ao assunto" consiste numa conversa descontraída entre a Clara e o Zé, dois avatares virtuais desenvolvidos por IA com personalidade própria e que dão a informação de forma acessível, envolvente e relevante. Cada episódio do programa, com 15 a 20 minutos de duração, seguirá um guião construído por IA a partir de uma série de notícias selecionadas com o crivo da equipa editorial do SAPO.
«Estamos na posse de um formato noticioso, dinâmico, leve e informativo, a pensar especificamente no nosso público mais jovem e digitalmente ativo», afirma Joana Petiz, Diretora Editorial do SAPO. «É um produto que saiu da aliança entre a inteligência natural de uma equipa de jovens profissionais e as novas ferramentas de Inteligência Artificial».
Fruto de uma experiência colaborativa com o MEO, este é o mais recente projeto desenvolvido pelo SAPO no campo da IA, dando seguimento a outros projetos irreverentes liderados pelo SAPO, como a cobertura bem-humorada das eleições legislativas pelos PolAItólogos, em 2024, e a antecipação dos resultados do campeonato europeu de futebol, também em 2024, pelo Sapozilla.
No ano em que assinala 30 anos de vida, o maior player em Portugal na agregação, produção e curadoria de conteúdos e ativos digitais demonstra novamente a sua capacidade de evoluir e inovar, enquanto consolida a sua credibilidade na disponibilização de informação e entretenimento de referência.